segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Emagrecer: O sal


-12 kg

Mudanças que fazem a diferença




O sal


     “O sal é um dom”. A máxima foi proferida por Dona Canô, a falecida mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, baiana consagrada por suas habilidades culinárias.  Na ocasião, ela listava ingredientes de uma receita e seus que tais até que, no hora do sal, foi questionada a quantidade. Sábia, deu tal resposta.  A frase virou o nome do livro da matriarca baiana e a síntese de um dos grandes mistérios da cozinha."Se passa, estraga, se falta, não apetece." 


Sal refinado

      Sal refinado, re- finado: morto duas vezes... rsrsrsr... Ele é um grande problema. A adição do iodo ao sal de cozinha o tornou um inimigo maior ainda. Foi o iodo incluído no sal de cozinha para evitar uma doença chamada bócio que é decorrente da falta de iodo no organismo. A adição de iodo no sal de cozinha, obrigatória desde 1995, é considerada uma grande conquista da saúde pública brasileira, mas o país exagerou na dose. Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da USP, revela que o excesso de iodo no sal provocou um aumento alarmante de casos de doenças da tireoide. Tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo afetam enormemente a população brasileira. O estudo analisou o sangue e a urina de 829 moradores de bairros periféricos de São Paulo e comprovou que cerca de 20% das pessoas tinham Tireoidite Crônica Auto-imune. O padrão internacional é de 7%. Na Dinamarca, onde o sal não tem iodo incluído desordenadamente, o índice da doença é de 4,3%. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, cujas populações utilizam sal iodado de forma mais racional, a prevalência é de 9,1%. Os americanos não abusam da quantidade de iodo no sal.
Como a incidência do iodo no sal refinado é muito grande, recomendo que substitua o sal refinado pelo sal grosso. Sua saúde vai agradecer. e você não precisa se preocupar com o bócio, pois de qualquer forma estará consumindo sal iodado em tudo que ingere e que é produzido fora de sua casa.


O sal grosso

      É o sal que resulta da evaporação da água do mar. Como não passa pelo processo de refinamento do sal de cozinha comum, o sal grosso contém muitos minerais que não são encontrados no sal comum, uma vez que essas substâncias são eliminadas durante o processo de refino. Os nutrientes presentes no sal grosso são enxofre, boro, bromo, césio, carbono, estrôncio, magnésio, potássio, sódio, alumínio, arsênico, bário, cobalto, flúor, fósforo, ferro, lítio, manganês, mercúrio, níquel, nitrogênio, ouro, prata, radio, rubídio, selênio, silício, tório, urânio, vanádio, zinco, iodo etc. 
Por isso, quando consumimos esse tipo de sal, estamos fazendo um favor ao nosso corpo e repondo minerais que são perdidos naturalmente ao longo do dia e fazem falta ao organismo. Isso, porém não acontece com o sal comum, que é sódio puro.





Benefícios do sal grosso

     Os benefícios do sal grosso são fornecer minerais importantes para o organismo, como o iodo, combatendo assim problemas na tireoide, sem criar outros. Outro benefício importante do sal grosso é regular a distribuição da água no organismo e por incrível que pareça o controle da pressão sanguínea, quanto menos sal, mais perto do nível seguro ela estará. É importante o consumo adequado de sal porque a baixa ou alta quantidade de sódio no sangue está associada a doenças do coração ou dos rins, independentemente de ser deficiência ou excesso por parte da dieta. O erro está no consumo excessivo: quem abusa do mineral aumenta o risco de ter hipertensão, doenças cardiovasculares, derrame cerebral, osteoporose, câncer no estômago, catarata... Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha a ingestão máxima de 2 g de sódio por dia (ou uma colher de chá).A família toda se beneficiará da troca do sal refinado pelo grosso, pois quem ainda não foi afetado pelo iodo excessivo, não terá problemas na tireoide e quem já está com problemas na tireoide, sentirá a melhora significativa em pouco tempo

Como eu utilizo

Minha nutricionista me orientou da seguinte maneira:


Sal Grosso





1-Bater no liquidificador o sal grosso

2-Bato no liquidificador

3-Deixar moer

4-Colocar  em um recipiente fechado
5-Usar no preparo das refeiçõess


Grelhados


Saladas


Tortas e assados em geral

Refeições de modo geral




     Apesar do sal grosso ter mais minerais e, por isso, ser melhor para a saúde do que o sal refinado, ele não deixa de ser sal e, sendo assim, se deve consumir apenas 1 colher de chá por dia, que são cerca de 4 a 6 gramas. 


Deixe o seu comentário!





Nenhum comentário:

Postar um comentário